domingo, 22 de março de 2015

Redação: Dicas

Uma nota alta na redação pode contribuir, e muito, com a sua aprovação no vestibular. Esse post, feito à pedidos, terá como foco principal o ENEM e trará algumas dicas básicas para sua redação (principalmente porque essa postagem não trata de um gênero textual específico).


Introdução: ENEM

No Enem, o gênero textual cobrado é a dissertação, texto no qual você deve escrever sua opinião a respeito do tema. Geralmente, os temas do Enem são amplos demais, não tratando de uma notícia específica daquele ano, mas algo comum. Exemplos: "O movimento imigratório para o Brasil no século XXI" (de 2012), "O desafio de se conviver com as diferenças" (de 2007) e "O poder da transformação da leitura" (de 2006).
Graças a isso, é possível que você comece a treinar dissertação a partir dos temas que já foram cobrados.

Dicas gerais

  • Leia muito
Ler os livros que: são cobrados nas faculdades, que você gosta de ler e que tem relação com algum conteúdo de uma determinada matéria podem te ajudar a conhecer novos vocabulários,  bem como aumentar seus conhecimentos sobre as escolas literárias que influenciaram na arte e escrita dos brasileiros. 
  • Esteja atento às notícias
Saber o que está acontecendo no mundo pode te ajudar, e muito, na escrita da sua redação. Além disso, pode ser que notícias estejam presentes também na prova objetiva! Mesmo que seja difícil não deixe de assistir telejornal, ler revistas, jornais ou sites na internet.

  • Use dicionários 
Usar dicionários quando você estiver começando a praticar é importante não só para que você conheça novas palavras, mas, principalmente, para que você conheça novos sinônimos. Na hora de fazer a redação você já teve aquele branco de não lembrar a palavra que você queria usar naquele contexto? Ou você já tinha usado uma determinada palavra, e não podia repetir? Para tentar evitar esse sofrimento na hora da prova, você pode recorrer a dicionários online ou sites que procuram sinônimos


Como treinar a minha redação? 

Infelizmente, ninguém tem uma bola de cristal para adivinhar o tema da redação do Enem. Porém, você pode utilizar as propostas antigas, como já mencionado acima, para treinar. Outras opções e dicas:

  • Procure uma notícia que ganhou importância no mês/semana e elabore um texto sobre ela;
  • Procure sites que disponibilizam propostas semanalmente, baseadas nas notícias da atualidade ou de vestibulares passados;
  • Busque saber como escrever cada gênero textual (onde pode-se usar 1ª pessoa, onde se deve colocar sua opinião, etc);
  • Para se inspirar, existem muitas redações que receberam a nota 1000 no Enem disponíveis na internet;
  • Treine muito! É com a prática que você chega lá!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...